Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Quinoa pode resolver escassez de comida no mundo

Cientistas descobriram como manipular os genes do grão para que ele fique mais doce e tenha grandes safras

Por Giselle Hirata 8 fev 2017, 19h08

Ela é rica em nutrientes e muito cotada por quem busca uma alimentação mais saudável. Mas a quinoa pode estar destinada a uma missão muito mais nobre: acabar com a fome no mundo. Como? Criando “supersafras” do grão em todos os continentes do planeta.

De acordo com pesquisadores da Universidade King Abdullah de Ciências e Tecnologia, as sementes de quinoa podem se adaptar em ambientes hostis (solos não muito férteis ou em regiões muito altas, por exemplo). Mas, com algumas modificações em seu código genético, seriam ainda mais resistentes.

No estudo publicado na revista Nature, cientistas contam que já descobriram como manipular a planta para controlar seu tamanho e amadurecimento. Com a técnica, a quinoa poderia ser cultivada em pouco tempo e com espaçamentos menores entre as mudas – o que permitiria colheitas mais generosas para comercialização.

O sabor também pode ser alterado. “O amargo da semente se deve ao acúmulo de compostos químicos, as saponinas”, explicou Mark Tester, um dos autores do projeto, ao Telegraph. A ideia é criar plantas sem o composto para dar origem a grãos mais doces.

Juntando as características da quinoa e a tecnologia de sequenciamento genético, cientistas acreditam que seria possível fornecer um alimento nutritivo para a população mundial, minimizando o problema de escassez de comida

“A quinoa alimentou as antigas civilizações andinas, mas a cultura foi marginalizada quando o espanhóis chegaram na América do Sul e só recentemente passou a ser vista como interesse global”, disse Tester, que acredita que a pesquisa pode explorar todo o potencial da planta.