Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Sabe o peixe-pênis? Então: ele não é peixe (e muito menos um pênis)

Os animais viralizaram na internet nos últimos dias depois de terem invadido uma praia na Califórnia.

Por Maria Clara Rossini 13 dez 2019, 18h42

Talvez você tenha visto algumas imagens semi-pornográficas pela internet nos últimos dias. Por mais que pareça, a foto aí de cima não tem nada a ver com o órgão genital masculino. Trata-se do verme Urechis caupo, mais conhecido como peixe-pênis. Milhares deles invadiram a praia Drake’s Beach, na Califórnia, após uma tempestade na semana passada.

Eles medem cerca de 20 centímetros e a semelhança com o pênis humano é inegável. Mas o peixe-pênis é tão pênis quanto o peixe-boi é boi (com o agravante de nenhum dos dois ser peixe). Ele é um verme marinho invertebrado da classe dos Echiura. Ele é um anelídeo, como as minhocas, e não um cordado, categoria em que se encontram os peixes.

Continua após a publicidade

Já que é pra fazer analogia com os órgãos humanos, o bicho se aproxima bem mais de um ânus do que de um pênis. Em uma das extremidades, o verme possui um orifício por onde despeja uma gosma no ambiente, onde aderem bactérias e plâncton. Depois, ele suga o muco de volta, se alimenta dos microorganismos e expulsa o que não serve por meio de um jato de água lançado por esse mesmo buraco.

A espécie existe há mais tempo que os humanos e os dinossauros: nada menos que 300 milhões de anos. De quebra, eles ainda vivem em média até os 25 anos de idade. Nada mal para um verme em formato de falo.

O verme é não é incomum nas praias da Califórnia. Ele é nativo da costa oeste dos Estados Unidos e México. Geralmente ele fica escondido pela lama e areia, mas a tempestade pode ter revirado o solo e trazido uma leva de bichos para a superfície. 

  • 2019 é ano de El Niño, o que na prática significa tempestades mais fortes em algumas regiões. Segundo o biólogo Ivan Parr, essa é a melhor explicação para o surgimento repentino de tantos animais na praia. Por enquanto, não se sabe se esse incidente vai impactar o ecossistema da espécie. 

    Também não é a primeira vez que o bicho fica conhecido. Ele é inclusive consumido em outros países, como a Coréia do Sul. O elenco de Stranger Things até já encontrou o tal peixe-pênis em um mercado de Seoul, quando foram recebidos pelo grupo de kpop EXO. Dê uma olhada no minuto 7:50 do vídeo:

    Continua após a publicidade
    Publicidade