Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Qual o maior carnívoro terrestre vivo?

O urso-pardo, que pode chegar a 2,80 metros.

Por Da Redação Atualizado em 3 dez 2016, 10h49 - Publicado em 30 nov 1999, 22h00

O mais avantajado comedor de carne que circula pela Terra hoje é o urso-pardo (Ursus arctos).

“Quando decide ficar em pé sobre duas patas, pode alcançar até 2,80 metros de altura”, conta a bióloga Kátia Cassaro, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Os menorzinhos, principalmente as fêmeas, têm cerca de 1,70 metro.

Habitante comum dos Estados Unidos e do Canadá, o grandalhão assusta, mas não é tão bravo como seu tamanho faz parecer. Domadores adoram treiná-lo para shows de dança em circo.

Ele aprecia peixes, insetos e roedores e come até outros ursos menores, mas não dispensa também frutas, sementes e mel. Glutão, não faz dieta. Chega a pesar 780 quilos.

Mesmo assim perde, em gordura, para o urso polar, que atinge facilmente 800 quilos. Por isso, alguns cientistas tentaram dar ao morador do gelo o posto de maior carnívoro terrestre. O que o impede de conquistar o título é a altura. O urso polar cresce até, no máximo, 2,20 metros. Perto do primo pardo, não passa de um baixinho. Além do mais, há quem o considere um animal marinho.