Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Space X: entenda como vai funcionar a missão que levará civis ao espaço

O lançamento acontecerá na próxima quarta (15) às 21h (horário de Brasília). Saiba quem são os tripulantes – e a que tipo de treinamento eles se submeteram.

Por Luisa Costa
Atualizado em 15 set 2021, 09h10 - Publicado em 13 set 2021, 20h16

A SpaceX está prestes a colocar a primeira tripulação composta inteiramente por civis em órbita. Na próxima quarta-feira (15), a missão Inspiration4 decolará com quatro passageiros a bordo de uma cápsula Dragon. O lançamento acontecerá às 21h (horário de Brasília) e acontecerá no Kennedy Space Center, uma parte do complexo da Nasa em Cabo Canaveral, na Flórida. Ele será transmitido ao vivo no YouTube pela SpaceX.

Se for bem-sucedida, a missão consolidará de vez a empresa de Elon Musk no turismo espacial. Os outros bilionários que estão nessa corrida, Jeff Bezos (Blue Origin) e Richard Branson (Virgin Galactic) realizaram voos junto a outros civis em julho – eles, contudo, não chegaram a entrar em órbita.

No voo, que deverá durar três dias, os quatro tripulantes estarão a 575 quilômetros do solo (mais distante do que a Estação Espacial Internacional e o Telescópio Espacial Hubble). A ideia é que eles orbitem a Terra, dando uma volta ao planeta a cada 90 minutos a mais de 27.358 km/h – 22 vezes a velocidade do som.

 

Os tripulantes

A SpaceX já realizou várias viagens – transportando cargas ou astronautas – à Estação Espacial, mas esta será a primeira vez que a empresa realizará uma missão com astronautas não profissionais. 

O bilionário Jared Isaacman é considerado o “comandante” da missão espacial – embora tenha experiência somente pilotando aeronaves. É bom ressaltar, inclusive, que ele não vai comandar o voo: tudo será controlado inteiramente do solo.

Continua após a publicidade

Aos 38 anos, Isaacman é fundador e chefe-executivo de uma empresa de comércio eletrônico chamada Shift4 Payments. Ele investiu uma quantia não divulgada para que a SpaceX de Musk viabilizasse a viagem, e está usando a missão para tentar arrecadar fundos para o hospital estadunidense St. Jude Children’s Research Hospital, que concentra esforços na luta contra o câncer infantil.

Foto dos quarto tripulantes da missão, usando roupas próprias para o ensaio do lançamento espacial
A tripulação da Inspiration4 é constituída por Sian Proctor e Jared Isaacman (que aparecem na parte superior na foto), Hayley Arceneaux e Chris Sembroski. (Inspiration4 / John Kraus/Divulgação)

Os outros três tripulantes da missão foram convidados pelo próprio Isaacman. Segundo ele, cada vaga representa um valor: esperança, prosperidade e generosidade.

Continua após a publicidade

A representante da esperança é Hayley Arceneaux, que recebeu tratamento para câncer ósseo no hospital St. Jude quando criança e, hoje, trabalha como assistente médica no local. Aos 29 anos, ela será a mais jovem estadunidense a orbitar o planeta – e a primeira pessoa com uma prótese a viajar para o espaço.

A vaga da prosperidade é de Sian Proctor, professora de geologia que já se candidatou (sem sucesso) para se tornar astronauta da Nasa. Ela foi selecionada para a missão a partir de um concurso para abrir uma loja de comércio eletrônico na plataforma Shift4Shop – que pertence à empresa de Jared. Sian será a quarta mulher negra enviada ao espaço.

Já o representante da generosidade é o engenheiro de dados Chris Sembroski, ex-integrante da Força Aérea dos Estados Unidos. A vaga foi concedida a partir de sorteio em uma campanha de arrecadação de fundos ao St. Jude, que atraiu 70 mil pessoas – e mais de 100 milhões de dólares.

Continua após a publicidade

O treinamento

A tripulação passou por cinco meses de treinamento, que incluiu preparações em altitude, microgravidade, simuladores e exercícios de emergência.

Ao longo dos três dias de órbita, sono, frequência cardíaca, sangue e habilidades cognitivas da equipe serão analisados. Os testes serão realizados antes e depois do voo para estudar o efeito da viagem no corpo. 

A ideia é que esses experimentos médicos tenham aplicações futuras para a saúde humana na Terra e durante futuros voos espaciais. 

A missão espacial está sendo documentada na série “Countdown: Inspiration4 Mission to Space” da Netflix, que acompanha desde a preparação da tripulação até o lançamento no espaço. Os primeiros episódios já estão disponíveis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.