GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Stephen Hawking anuncia programa para buscar ETs

E, talvez, você também possa participar

Desde os anos 60, cientistas sérios apontam seus telescópios para o espaço em busca de sinais de vida inteligente. É a chamada SETI – Search for Intelligent Life, “busca por vida inteligente” – que ganhou um instituto próprio em 1984. Mas, sem muita coisa sólida a apresentar, a pesquisa estava meio que começando a juntar poeira.

Mas isso está prestes a mudar. Ontem de manhã, na Royal Society, em Londres, Stephen Hawking, ladeado pelo1s colegas Martin Rees, Frank Drake, Geoff Marcy, mais a autora Ann Druyan, juntaram-se ao bilionário russo Yuri Milner para anunciar o programa Breakthrough Initiatives. Com um investimento inicial de 100 milhões de dólares, provido pelo investidor russo, o programa vai reservar tempo nos melhores radiotelescópios para observar até um milhão de estrelas na Via Láctea e mais 100 galáxias na vizinhança, atrás de sinais de rádio tão tênues quanto um radar de avião.

“Num universo infinito, devem existir outras instâncias de vida. Já é hora de levar a sério encontrar a resposta pela busca de vida além da Terra”, afirmou Hawking. “Nós somos vida, somos inteligentes, temos que saber.”

O Breakthrough Initiatives começa a operar ano que vem e irá tornar seus dados públicos, de forma que qualquer interessado1 possa ajudá-los a analisar a quantidade colossal de informações coletadas. Inclusive devem oferecer prêmios aos descobridores.

Cinco anos atrás, Hawking afirmou que ser achado por aliens é uma má ideia. Qualquer civilização capaz de nos visitar provavelmente estaria em busca de recursos – e, infelizmente, não temos conexão Bluetooth com a Grande Mãe Gaia nem dragões USB para nos defendermos. “Basta olhar para nós mesmos para saber ver como a vinda inteligente pode se desenvolver em algo que não queremos encontrar”, afirmou então. Parece que ele mudou de ideia – ou, ao menos, desde que sejamos nós os achadores.

 

Referências

1) Major New Funding for SETI, SETI Institute, http://www.seti.org/seti-institute/major-new-funding-for-seti

2) Stephen Hawking and Yuri Milner Announce $100M Initiative to Seek ET, Scientific American, http://www.scientificamerican.com/article/stephen-hawking-and-yuri-milner-announce-100m-initiative-to-seek-extraterrestrial-intelligence/

3) Stephen Hawking Announces $100 Million Pledge To Search For Intelligent Extraterrestrial Life, IFLScience, http://www.iflscience.com/space/100-million-pledged-search-intelligent-extraterrestrial-life-and-you-can-help

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.