Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Terremotos: Chacoalhos previsíveis

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 jul 2004, 22h00

Marcelo Bortoloti

Para a maior parte da comunidade científica, prever terremotos é uma atividade com o mesmo grau de exatidão da de uma cartomante. Por isso, o geofísico Vladimir Keilis-Borok, da Universidade da Califórnia, tem feito tanto barulho. Ele afirma que descobriu a fórmula para prever terremotos que estão prestes a acontecer. E garante: até 5 de setembro, um abalo de 6,4 graus vai chacoalhar o sul dos Estados Unidos.

No ano passado, a equipe de Keilis-Borok acertou a previsão de um tremor no centro da Califórnia e de um terremoto de 8,1 graus na ilha de Hokkaido, no Japão. Um feito, já que, em geral, apenas as previsões de longo prazo, que indicam genericamente o ano do abalo, conseguem algum êxito. Antes, a última predição acertada tinha sido em 1975 na China, quando até as mudanças no biorritmo dos animais foram levadas em consideração.

“O anúncio de Keilis-Borok é interessante do ponto de vista teórico, mas não tem muita utilidade prática”, diz Vasile Marza, da Universidade de Brasília. Isso porque a previsão é pouco precisa quanto ao local do terremoto (ele pode ocorrer em qualquer ponto numa área de 31 mil km2) e tentar evacuar uma área como essa por causa de um alarme falso pode causar enormes estragos.

Continua após a publicidade

Sai de baixo

Decore a classificação de tremores da Escala Richter

3 a 3,9

São percebidos pelos humanos mas não causam danos materiais

Continua após a publicidade

Freqüência mundial: 50 mil por ano

4 a 4,9

Têm maior intensidade e, eventualmente, provocam estragos em carros e vidros

Freqüência mundial: 8 mil por ano

Continua após a publicidade

5 a 5,9

Causam danos em construções sólidas. Podem provocar rachaduras

Freqüência mundial: 1 500 por ano

6 a 6,9

Continua após a publicidade

Causam estragos em um raio de 100 quilômetros. Destroem pontes e estradas

Freqüência mundial: 150 por ano

7 a 7,9

São dez vezes mais fortes que os terremotos de magnitude 6

Continua após a publicidade

Freqüência mundial: 20 por ano

8 em diante

São catastróficos. Destroem cidades inteiras e causam milhares de mortes

Freqüência mundial: um a cada oito meses

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.