Um gadget que lê o seu metabolismo
Aparelho usa a respiração para descobrir se o seu corpo está queimando carboidratos ou gordura – e promete ajudar a emagrecer. Veja como funciona.
O dispositivo se chama Lumen (US$ 299) e deve ser usado ao acordar, antes de cada refeição e antes de fazer exercícios físicos. Você coloca o gadget na boca, segura o ar por 10 segundos e expira.
Aí ele mede a chamada “taxa de troca respiratória”, que é o teor de CO2 presente na sua expiração. Com isso, é possível saber se o seu corpo está queimando carboidratos ou gorduras, e em qual proporção, naquele momento – porque a oxidação (digestão) dessas moléculas gera quantidades diferentes de dióxido de carbono.
O resultado é mostrado num valor que vai de 1 a 5. Se der 1, significa que o organismo está queimando só gordura; o 5, por outro lado, quer dizer que ele está se alimentando só de carboidratos (2, 3, 4 são intermediários, e indicam a proporção entre as duas coisas).
O Lumen foi criado por duas médicas israelenses, e é a versão doméstica de um exame metabólico usado por atletas (normalmente feito em laboratório, com a pessoa fechada numa câmara por 60 minutos).
A ideia por trás dele: se você quer perder peso ou ganhar massa muscular, o mais eficiente é que o corpo esteja queimando gordura, não carboidratos.
Por que falam que a carne de porco é “remosa”?
Por que os pássaros não peidam?
A história do Vazio de Boötes, o pedaço mais assustador do Universo
Superquilonova: pela primeira vez, astrônomos podem ter observado uma rara explosão dupla de uma estrela
O Cavaleiro dos Sete Reinos: o que você precisa saber sobre o novo spin-off de Game of Thrones







