Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90/mês

“Uma supernova causou extinção em massa”

Evento que risco 70% das espécies terrestres do mapa teria a ver com a morte de uma estrela a 65 anos-luz da Terra. Entenda.

Por SUPER
Atualizado em 17 set 2020, 16h45 - Publicado em 10 set 2020, 16h42

Diz um estudo liderado por Brian Fields, astrônomo da Universidade de Illinois. Fósseis indicam que a extinção do Devoniano, evento que riscou do mapa 70% das espécies do planeta há 359 milhões de anos, foi resultado da deterioração da camada de ozônio.

Segundo a nova pesquisa, quem causou esse cenário foi uma supernova há 65 anos-luz de distância. Supernova é uma estrela explodindo em seus estágios finais de vida.

Essas explosões distantes teriam emitido raios UV em quantidade suficiente para destruir a cobertura de ozônio, expondo a Terra à radiação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.