PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nomes científicos bizarros

Por Vinícius Giba
Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 14 mar 2013, 20h25

Por mais rígidas que sejam as regras, sempre tem espaço pra um pouco de zUêRa. E isso também vale pra comunidade científica.

tumblr_lxltwzxwka1qmpdveo1_250tumblr_lxltwzxwka1qmpdveo7_250tumblr_lxltwzxwka1qmpdveo8_250

A classificação dos seres vivos, por exemplo, criada por Lineu no século XVIII, é um sistema rígido que serve para catalogar todas as espécies do mundo e relacioná-las em grupos, famílias, reinos etc… É daí que vêm aqueles nomes científicos das espécies que a gente lê por aí. Panthera leo (leão), Lentinula edodes (Shitake)Homo sapiens sapiens (você), etc… Esses nomes padronizados servem para qualquer lugar do mundo, em qualquer língua. Está documentado. Ponto final. E para sempre será assim.

Mas quando alguém encontra uma nova espécie*, aparece-lhe a chance única de criar um nome que viverá por muuuito tempo e será lido por muuuita gente. A maioria dos cientistas dá nomes que têm relação com o local em que o bicho/planta/fungo/coisa/pokémon foi encontrado ou cita alguma característica relevante para a ciência (como o mosquito Anopheles braziliensis e o besouro Titanus giganteus). Alguns homenageiam outras pessoas. Já outros, partem mesmo pra zuêra.

(*Se você acha que é tão difícil encontrar uma nova espécie, eis um dado que pode te encorajar: estima-se que existam de 8 a 10 milhões de espécies de insetos. Temos em torno de 1 milhão catalogadas.)

Bom, vamos à lista de zueras/homenagens:

Continua após a publicidade

Rock’n’roll!

Os fósseis de quatro espécies marítmas já extintas foram nomeadas por um fã de Ramones: Mackenziurus johnnyi, Mackenziurus joeyi, Mackenziurus deedeei e Mackenziurus ceejayi.

The Ramones

[Crédito da imagem: Getty Images]

Outros roqueiros também foram eternizados nos anais da biologia, veja se os reconhece: Arcticalymene viciousi, Aegrotocatellus jaggeri, Amaurotoma zappa, Cirolana mercuryi, Avalanchurus lennoni… e aí? Reconheceu todo mundo?

Continua após a publicidade

~Biopolítica

Um cientista nomeou suas recém-descobertas espécies de besouro com uma homenagem aos seus três políticos preferidos: Agathidium bushi, Agathidium cheneyi e Agathidium rumsfeldi – respectivamente ex-presidente, ex-vice-presidente e ex-secretário da defesa dos Estados Unidos.

url1

Um que deve ter se arrependido é Oscar Scheibel. Olha só o nome que ele deu prum besourinho que achou em 1936: Anophthalmus hitleri. Imagina a ressaca moral que bateu na década de 40…

Outra homenagem política que vale a pena citar: um líquen chamado Caloplaca obamae.

Continua após a publicidade

Pop celebrities

Carmenelectra shechisme, Agra schwarzeneggeri, Mesoparapylocheles michaeljacksoni, Scaptia beyonceae (foto abaixo)

[Crédito da Imagem: Wiki Commons]

Esse da Beyoncé me deixou pensando se a escolha tem algo a ver com o ~bumbum~~ dourado do inseto…

Continua após a publicidade

Authores literárius

A literatura também inspirou alguns cientistas: como a bactéria dramática Legionella shakespearei, as borboletas detalhista Nabokovia, a alga romântica Podocyrtis goetheana, o aracnídeo vampiresco Draculoides bramstokeri, o pterossauro detetive Arthurdactylus conandoylei e vááários outros

fullscreen2

Agora, pra finalizar, uma menção honrosa ao cientista mais legal do mundo que decidiu nomear um lêmure como Avahi cleesei, homenagem a John Cleese, do Monty Python e também a quem batizou o fungo Spongiforma squarepantsii, em homenagem ao Bob Esponja (em inglês: SpongeBob SquarePants).

Continua após a publicidade

tumblr_m7jmlyq5ke1rbkld9o1_5001

 

Fontes: Curious taxonomy, Wikipedia, BBC e Superinteressante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.