PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Chegou o novo Internet Explorer! Vale a pena?

É isso aí, gente: a Microsoft parou de enrolar e finalmente lançou uma versão de testes, em inglês, do novo Internet Explorer 8 – primeira atualização do navegador desde 2005. Mas e aí? O que ele tem de novo? Vale a pena instalar? É melhor que o Firefox? Vamos lá: 1. As novidades. Primeiro, o sistema anti-travamento: […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h44 - Publicado em 10 mar 2008, 10h08

É isso aí, gente: a Microsoft parou de enrolar e finalmente lançou uma versão de testes, em inglês, do novo Internet Explorer 8 – primeira atualização do navegador desde 2005. Mas e aí? O que ele tem de novo? Vale a pena instalar? É melhor que o Firefox? Vamos lá:

1. As novidades. Primeiro, o sistema anti-travamento: quando o programa dá pau e fecha, você não perde as páginas que estavam na tela – elas são recuperadas ao reabrir o navegador. Legal, mas o Firefox já tem. A segunda novidade são as Web Slices: você pode recortar e salvar apenas determinados pedaços dos seus sites favoritos – a janelinha que mostra a previsão do tempo, por exemplo. O navegador da Apple, Safari, já tem esse recurso – que não é lá muito útil.  

O principal, então, são as Atividades (Activities). Você seleciona um texto ou uma foto de qualquer site, clica com o botão direito do mouse e surgem várias opções: publicar no seu blog, mandar por email, traduzir, ver num mapa – pra localizar um restaurante, por exemplo – ou checar a definição do termo numa enciclopédia online. Legal. O problema é que é tudo usando os serviços meia-boca da Microsoft: para blogs o Live Spaces (não o WordPress), como enciclopédia a Encarta (não a Wikipedia), como email o Hotmail (não o Gmail), e por aí vai.

Em suma: nada demais, nem chega perto do Firefox e sua infinidade de acessórios. Placar da disputa: Firefox 1, Explorer 0.

Continua após a publicidade

2. A performance. Aparentemente, o Explorer 8 está mais rápido. Pelo menos no Windows XP (ainda não testei no Vista), carrega bem mais depressa do que o Firefox, e está muito ágil durante o uso – acabou aquela lerdeza típica ao abrir novas janelas e abas de navegação (tabs). Firefox 1, Explorer 1.

3. A compatibilidade. O novo Explorer dá problemas com diversos sites; inclusive, amigos, o da Super! Até dá para driblar o problema (basta apertar o botão “Emulate IE7” e reiniciar o programa), mas isso é um contrasenso: faz o navegador se comportar como se fosse a versão antiga, 7.0. Vai causar a maior dor de cabeça para os desenvolvedores de sites, e pode até ser proposital: a Microsoft quer que os sites sejam “adaptados” para seu novo navegador (e, com isso, passem a dar problema no Firefox). Gol contra. Placar final: Firefox 2, Explorer 1.

4. O veredicto. Até vale a pena instalar o novo programa, mas só se você é da turma que ainda usa o Explorer. Se Bill Gates quer conter o avanço do Firefox, vai precisar de bem mais do que isso. Acorda, Microsoft!  

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.