Chineses já falsificam novo cabo da Apple
O conector Lighning, criado pela Apple para o iPhone 5 e os novos iPods e iPads, traz como vantagens o tamanho (ele é muito menor do que o tradicional 30-pin) e a praticidade, pois pode ser encaixado em qualquer direção – não existe uma posição “certa” para o plugue. A desvantagem é que, se você […]
O conector Lighning, criado pela Apple para o iPhone 5 e os novos iPods e iPads, traz como vantagens o tamanho (ele é muito menor do que o tradicional 30-pin) e a praticidade, pois pode ser encaixado em qualquer direção – não existe uma posição “certa” para o plugue. A desvantagem é que, se você perder o cabo ou precisar de um adaptador… Nos EUA, um cabo Lighning sai por 19 dólares, e um reles adaptador (necessário para usar docks e acessórios do padrão antigo) custa extorsivos US$ 39. É bem caro, e imagine os preços no Brasil.
Mas isso vai mudar: acaba de aparecer o primeiro cabo Lighning não-oficial. Ele é produzido por uma empresa chinesa desconhecida e, tecnicamente, é falsificado mesmo – porque usa sem autorização uma tecnologia da Apple. Dentro do cabo, existe um chip que coordena a transmissão de dados e “engana” o iPhone, fazendo-o pensar que se trata de um cabo original. O cabo é de má qualidade, mas funciona. E custa apenas US$ 3,50 – cinco vezes menos do que um original. Bem que a Apple poderia cobrar menos por cabos e adaptadores.