PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Sobre o navegador do Google

Update 16h: o link está no ar. Clique aqui para baixar o programa.É isso aí. Caso você não saiba, hoje o todo-poderoso anunciou o lançamento do seu navegador: é o Google Chrome, que estará disponível pra download nesta terça-feira. Assim que o bicho sair, coloco aqui o link para vocês baixarem – e também escrevo um teste dizendo o que […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h44 - Publicado em 2 set 2008, 00h50

Update 16h: o link está no ar. Clique aqui para baixar o programa.

É isso aí. Caso você não saiba, hoje o todo-poderoso anunciou o lançamento do seu navegador: é o Google Chrome, que estará disponível pra download nesta terça-feira. Assim que o bicho sair, coloco aqui o link para vocês baixarem – e também escrevo um teste dizendo o que achei, com todos os detalhes. Mas, enquanto o Chrome não chega, vamos começar o debate:

1. Os recursos parecem meio fracos. Não me chamem de estraga-prazeres: eu também estou animado com o lançamento, e torço para que o Google nos presenteie com um supernavegador. Mas, até agora, não foi isso o que vi. As principais “novidades” do Chrome já existem em outros navegadores. Olha só:

– “Omnibox”, uma barra de endereços inteligente: o Firefox já tem.

– Miniaturas dos sites mais acessados: o Explorer já tem. No Firefox, basta instalar o acessório Showcase.

Continua após a publicidade

– Sistema antivírus (sandbox), que isola o navegador do resto do sistema operacional: o Explorer já tem. Se você usa o Firefox, é só incrementá-lo com o excelente Sandboxie.

– Modo pornô: o Explorer já tem. No Firefox, instale o acessório Stealther

As únicas inovações de fato são um novo “motor” de JavaScript, o V8, e o modo “multi-process”, que promete menos travamentos. Graças ao V8, o novo navegador promete rodar mais rápido serviços como o Gmail, o Google Documents e o Google Maps. É esperar pra ver. Mas, na prática, o que limita a velocidade desses sites não é o navegador; é a conexão à internet (e o novo Firefox 3.1, já em testes, promete aceleração muito maior que o “motor” V8 do Google).  

Continua após a publicidade

Já o modo multi-process parece interessante: no navegador do Google, cada janela ou aba é um “processo” separado – se travar, só ela fecha (o resto do navegador continua rodando). Bacana, mas pode explodir o consumo de memória. Temo que o Google Chrome, sozinho, possa facilmente gastar mais de 1 gigabyte da memória RAM instalada no seu computador. Logo mais a gente saberá.  

2. É difícil, ou impossível, competir com o Firefox. O Firefox tem mais de 2500 acessórios, que fazem tudo o que você possa imaginar. E o Google Chrome, tem quantos? Sem falar no seu visual, que é bem pobrinho.   

3. O povão não tá nem aí. Para os leigos, o Explorer dá e sobra – é por isso que, mesmo sendo pior que o Firefox, ele ainda é a escolha de 76% das pessoas. E, desde a semana passada, os usuários de Windows Vista e XP estão tomando guela abaixo recebendo automaticamente a nova versão do IE, com várias melhorias. 

Continua após a publicidade

* * *

Em suma: um lançamento interessante, que deve agitar o mercado – a marca Google vai estimular mais gente a trocar de browser, e pode ser que o Chrome bata todos os recordes de downloads nesta 3a. feira. Mas, pelo que vi até agora, não achei graaaande coisa. Cadê o Gmail que roda offline, a navegação em 3D, o compartilhamento de links (ao estilo do site Del.icio.us), o backup de arquivos via rede, o bate-papo embutido,  novos sistemas para baixar músicas e vídeos, integração entre os serviços do Google… Isso sim seria revolucionário.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.