Tudo sobre o iPhone 3.0
Como esperado, a Apple acaba de mostrar o novo sistema operacional do iPhone. E aí? Tem tudo o que todo mundo queria? Vamos por partes. 1. Multitarefa? Pode esquecer. A Apple diz que o iPhone não pode rodar mais de um software ao mesmo tempo, pois isso detonaria a bateria (será?). Como prêmio de consolação, […]
Como esperado, a Apple acaba de mostrar o novo sistema operacional do iPhone. E aí? Tem tudo o que todo mundo queria? Vamos por partes.
1. Multitarefa? Pode esquecer. A Apple diz que o iPhone não pode rodar mais de um software ao mesmo tempo, pois isso detonaria a bateria (será?). Como prêmio de consolação, os caras incluíram o sistema push, que aciona automaticamente os programas quando eles são necessários. O mensageiro instanâneo, por exemplo, ficaria dormindo e só acordaria quando vc recebesse uma mensagem de alguém. Depois, voltaria a dormir. Sinceramente? É tapeação. A dura realidade é que o chip do iPhone, de 412 MHz, não aguenta multitarefa. Snif, snif.
2. O GPS agora funciona em carros. Ele será capaz de dar instruções de voz, curva a curva, como os GPS de carro. O único porém é que você precisará comprar os mapas separadamente (e no Brasil, eles devem custar meio caro). Mas beleza.
3. Dá pra ouvir música via Bluetooth. Com o sistema 3.0, o Bluetooth passa a transmitir som em estéreo – e isso permite o uso de fones de ouvido sem fio.
4. A interface ganhou copiar e colar – e mais. Finalmente dá para copiar e colar texto no iPhone, cuja interface também ganhou as funções shake undo (basta balançar o telefone para desfazer uma ação) e shake to shuffle. E agora você pode digitar seus e-mails com o iPhone na horizontal. Tava na hora.
5. Peer to peer. Os iPhones vão se comunicar entre si (parece que via Bluetooth) para jogar games em rede e trocar arquivos. Segundo a Apple, não vai dar para ficar passando MP3 – mas pode apostar que alguém logo logo inventa um software para fazer isso. Dos novos recursos, achei esse o mais legal.
* * *
É isso. Nada de Flash, nada de tv digital, nada de melhorias no hardware. A Apple promete liberar hoje o novo sistema, mas só pra desenvolvedores de aplicativos. O povo em geral vai receber a atualização, via internet, nos próximos 3 meses (no caso do iPod Touch, será preciso pagar uma taxa de US$ 10). É uma evolução razoável, que garante a liderança do iPhone por enquanto – mas não é o suficiente para fazer frente ao superpoderoso Palm Pre, que deve chegar
nas próximas semanas. Se cuida, Apple…