Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Ciência Maluca

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.
Continua após publicidade

4 dicas da ciência para o primeiro encontro

Por Carol Castro
Atualizado em 19 mar 2018, 17h50 - Publicado em 27 ago 2013, 18h39

Primeiro encontro sempre dá um frio na barriga. É difícil encontrar um papo interessante para os dois – mas, definitivamente, algo precisa ser dito, só pra evitar o silêncio constrangedor. Pra você não errar a mão, a ciência deixa umas dicas para ter um bom primeiro encontro.

1. Fale sobre viagens

E fuja de assuntos sobre filmes. Sim, segundo pesquisa do psicólogo Richard Wiseman, só 9% dos casais topam um segundo encontro quando o assunto principal foi filmes. Mas quando eles conversam muito sobre viagens, as chances de um novo encontro dobram para 18%. É que falar de viagens faz você parecer muito mais interessante. E o papo sobre filmes, bem, só vai funcionar se vocês gostarem do mesmo estilo de filme – e isso é difícil, segundo Wiseman.

2. Compartilhe segredos

Sim, compartilhar segredos é o jeito mais fácil de criar laços. E para ver isso realmente poderia funcionar, Arthur Aron, psicólogo da Universidade do Estado de Nova York, criou uma lista com 36 perguntas (do tipo, o que você valoriza mais em uma amizade ou quando foi a última vez que você chorou?) que aceleram aquele processo natural de criar intimidade. E funciona. Ele pediu a voluntários para conversarem por 45 minutos, usando algumas das perguntas. 30% deles disseram que o novo amigo parecia tão próximo quanto o melhor amigo.

3. Converse sobre temas polêmicos

Bem, se a coisa não anda bem, puxe outro assunto mais polêmico, tipo aborto ou o motivo do término do último namoro. A equipe de Dan Ariel, professor de psicologia e economia comportamental da Universidade Duke, nos Estados Unidos, pediu a voluntários para participarem de encontros virtuais. Um grupo poderia conversar sobre qualquer coisa. Já o outro deveria seguir uma lista de perguntas pré-estabelecida pelos pesquisadores. E a segunda turma saiu bem mais satisfeita com o papo. É que quando podemos falar sobre qualquer coisa, tendemos a buscar um equilíbrio, sem grandes conflitos. Aí a conversa fica mais monótona.

4. Beba cerveja

Aí depende da sorte – e do que você considera sorte. O pessoal do OkCupid, um site de relacionamentos dos Estados Unidos, perguntou a 776 milhões (é muita gente!) de pessoas sobre cerveja e sexo no primeiro encontro. E, veja só, quem curte cerveja está 60% mais propenso a ir para cama com alguém que acabou de conhecer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.