Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Fundo vermelho liso. Ciência Maluca Por redação Super Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.

4 mitos sobre o fim do mundo

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h07 - Publicado em 20 dez 2012, 15h02

Será que os Maias imaginavam que o papo sobre mudanças causaria esse alvoroço todo? Eles nunca falaram em fim do mundo. Nada de asteroides gigantes ou planetas se chocando contra a Terra. Nada. É só o fim de uma era – e o início de outra. Sem sinal nenhum de apocalipse.

Para desmistificar as teorias que rolam pela internet, o cientista da Nasa, Don Yeomans, publicou um vídeo sobre o assunto. Dá uma olhada na explicação que ele deu para os mitos abaixo.

1. O sol vai nos matar!

Vai não. Dizem que o sol está trabalhando a todo vapor, entrando numa fase de atividade máxima. É verdade. Só que isso acontece com frequência: a cada 11 anos, o sol chega ao nível máximo de atividade. Aí aumentam os riscos de tempestades e explosões solares. E se numa dessas, a explosão voar longe e atingir a atmosfera terrestre, pode ser que aconteça uma pane nos sistemas de telecomunicações.

Mas isso não vai acontecer, garante a Nasa. Segundo eles, o sol já esteve mais forte em outras vezes. E nada aconteceu.

2. Os polos magnéticos da Terra vão se inverter

O Sul vai virar Norte, e o Norte vai virar Sul. Isso também acontece, às vezes, mas não é do dia para a noite – graças à Lua, que mantém a rotação da Terra estável. Leva milhares de ano para que os polos sejam invertidos. A última troca aconteceu há 780 mil anos. E deve demorar mais alguns milhares de ano para isso acontecer novamente.

Continua após a publicidade

3. O Planeta X vai colidir com a Terra

Dizem que o Planeta X, conhecido também como Nibiru, está em rota de colisão com a Terra. E ele deve chegar aqui amanhã, em plena sexta-feira. Mas a Nasa garante que isso não vai acontecer. “Se houvesse algo, nós teríamos visto isso há muitos anos”, explica Don Yeomans.

4. Haverá um alinhamento dos planetas

A Nasa também garante que isso não passa de balela. Mesmo se houvesse não haveria nenhuma mudança drástica nas marés – só o Sol e a Lua podem fazer isso. Aliás, isso já aconteceu outras vezes, em 1962, 1982 e 2000. Nada mudou.

Então é isso. O mundo não vai acabar. Mas vamos torcer para que essa transição de era realmente traga mudanças. Uma dose extra de consciência e humanidade não cairia nada mal. Mas se acabasse mesmo, até que dava pra ser narrado assim, hein:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=AtLcdCq9DlA?feature=oembed&w=474&h=267%5D

 

Crédito da foto: movie-posters.feedio.net

Leia também:
Lembrete: o mundo acaba amanhã
O mundo está emburrecendo, dizem cientistas
Mentir sobre o Papai Noel faz bem para as crianças?

Continua após a publicidade

Publicidade