Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês
Fundo vermelho liso. Ciência Maluca Por redação Super Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.

Matemática pode mesmo dar dor de cabeça

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h06 - Publicado em 1 nov 2012, 14h16

Não é frescura, matemática pode realmente dar dor de cabeça para quem não se dá muito bem com ela.

Pesquisadores da Universidade de Chicago deram alguns problemas matemáticos para 28 alunos – metade deles sofria de “ansiedade matemática” e outros não. Antes e durante os testes, os participantes tinham os cérebros escaneados. E, entre os jovens ansiosos, que mais sofriam na hora de resolver as equações, havia um aumento nas atividades cerebrais associadas ao medo e à dor física.

“Matemática pode ser difícil e para aqueles com altos níveis de ansiedade matemática, ela se associa à tensão, apreensão e medo”, diz a pesquisa. “O interessante é que esta relação não acontecia durante os testes, o que sugere que não é a matemática, em si, que causa dor física, mas sim a antecipação a ela”. Ou seja, era a apreensão que deixava os alunos com dor de cabeça, e não os exercícios.Essa dor é semelhante a que os apaixonados sentem quando levam um pé na bunda.

No fim da história, por mais que você ache matemática uma chatice sem fim, é melhor não sofrer por antecipação – ou a dor pode virar física de verdade…