Por que vale a pena agradecer no trabalho
Poucos chefes conseguem reconhecer um bom trabalho e demonstrar gratidão aos seus comandados. Na verdade, quase ninguém expressa esse sentimento durante o horário de expediente. Mas deveriam…
A jornalista americana Janice Kaplan publicou em seu livro “The Gratitude Diaries” um monte de bons motivos para mostrar apreço pelos colegas de trabalho. Uma das descobertas dela foi que as pessoas adoram ouvir um “obrigado”: em uma pesquisa com 2 mil pessoas, 80% concordaram que reconhecimento e gratidão os fariam trabalhar mais duro. Mas só 10% delas costumavam agradecer pelo trabalho dos colegas.
Em outro estudo, profissionais tiveram de dar dicas a alunos sobre como melhorar a apresentação do currículo. Depois das sugestões, alguns deles voltaram a pedir novos conselhos ao mesmo profissional. Só 32% toparam ajudar mais uma vez. Outro grupo de alunos seguiu uma recomendação: agradeça pela ajuda antes de pedir uma nova dica. E conseguiram um retorno bem maior: 66% dos profissionais concordaram em dar uma força a eles.
No fim, só o fato de receber um “valeu” deixava essa galera mais boazinha. Em seguida, quando outras pessoas vieram pedir ajuda, 55% desses profissionais aceitaram dar uma olhada no currículo. Quando não tinham escutado nenhum agradecimento, só 25% das pessoas aceitava fazer o mesmo favor a outros alunos.
Fica a lição.
Em tempo: obrigada, caros leitores, por acompanharem e compartilharem as notícias do blog por aí. 😉
(Via The Wall Street Journal)
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