PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Combo

Por Combo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias e curiosidades do mundo dos videogames

A única culpada pela saída da Nintendo do Brasil é ela própria

Por Lucas Patricio
Atualizado em 4 jul 2018, 20h33 - Publicado em 9 jan 2015, 14h28

28019328

Se você tem menos de 15 anos, não deve entender porque tanta gente ama a Nintendo. E talvez você nunca entenderá. E a culpa é toda da Nintendo.

Citando os altos impostos como principal motivo, a Nintendo não venderá mais jogos no Brasil. Ela encerrou a parceria com a distribuidora que era responsável por colocar os jogos nas lojas.

O que isso muda?

Muito pouco. A participação da Nintendo em nossas terras sempre foi muito deficiente. Desde que iniciou a parceria com as distribuidoras, ela nunca esteve realmente no Brasil.

Apenas recentemente é que alguns jogos chegaram nas lojas no mesmo dia que nos Estados Unidos – a real única vantagem da presença “virtual” da Nintendo por aqui. E mesmo isso não era algo garantido; o mais recente Pokémon para Nintendo 3DS e Smash Bros. para Wii U, por exemplo, atrasaram sem nenhuma explicação.

Continua após a publicidade

Em 10 anos trabalhando com o mercado de games, acompanhei por diversas vezes o descaso da Nintendo com o Brasil. Quando participavam de eventos como Brasil Game Show a impressão era que estavam fazendo quase por obrigação. De paciência cheia. Quando encontrava os executivos em eventos internacionais, como a E3, eles pareciam incomodados quando perguntávamos sobre o Brasil.

Faziam pouco caso porque nunca realmente se importaram.

Há diversos motivos para sustentar a saída da Nintendo do Brasil. Nenhum deles é maior que a própria incompetência da empresa em entender o mercado ou escolher parceiros certos. O Brasil não existe para a Nintendo.

Continua após a publicidade

É uma pena nunca ter presenciado um jogo sequer da Nintendo localizado em português. É uma vergonha que até hoje o eShop do Wii U nunca chegou por aqui.

O mais triste, no entanto, é que a saída da Nintendo do Brasil será sentida por tão poucas pessoas. É difícil sentir falta de algo que nunca se teve.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.