Quem joga sabe faz tempo, quem não joga se surpreende, então é bom lembrar que o mundo dos games pode, em alguns momentos, dar uma aula em assuntos “extracurriculares”, digamos assim. Dessa vez, em geopolítica e economia internacional. Segundo diversos sites de monitoramento de valor de moedas, o bolívar venezuelano vale quase sete vezes menos do que a moeda de World of Warcraft.
A matemática funciona mais ou menos assim: Já 1 WoW Token, nome oficial do crédito que pode ser usado para comprar itens ou estender a assinatura, é comprado, atualmente, por 203,035 pedaços de ouro – item do jogo comprado com dinheiro real. Como o WoW Token custa US$ 20, cada dólar equivale a 10,152 pedaços de ouro. Na cotação de 11 de maio, US$ 1 equivalia a 68.915 bolívares. Logo, o ouro de World of Warcraft vale 6,8 mais que o bolívar venezuelano.
Mas, levando em conta que o bolívar também e trocado por dólares no mercado negro, a diferença é ainda maior. O Dolar Today, que monitora o valor da moeda em câmbio não oficial, diz que o valor atual é de 636.771,03 bolívares por dólar americano. Nesse contexto, o ouro de WoW seria 62 vezes mais valioso do que a moeda oficial da Venezuela.
A comparação entre o dinheiro usado no jogo e o que circula pela Venezuela é um retrato da hiperinflação do país governado por Nicolas Maduro, que deve chegar, segundo medições oficiais internacionais, a 13.000% em 2018. O dinheiro venezuelano perdeu tanto valor que já está sendo usado para confeccionar bolsas e carteiras, que são vendidas por ambulantes nas ruas de Caracas.