PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Como as Pessoas Funcionam

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Estudos científicos e reflexões filosóficas para ajudar você a entender um pouco melhor os outros e a si mesmo. Por Ana Prado

Homens com bochechas rosadas são mais atraentes

Por Ana Carolina Prado
Atualizado em 21 dez 2016, 09h50 - Publicado em 15 out 2012, 16h24

shame

dissemos por aqui que pessoas que ficam vermelhas facilmente dão a impressão de serem mais confiáveis (e isso deixou um monte de tímido contente porque não é fácil ter seu próprio rosto denunciando quando você está com vergonha).  Se você faz parte desse grupo e é homem, temos outra boa notícia: as mulheres acham bochechas vermelhas mais atraentes, também.

Na verdade, o estudo não tem necessariamente a ver com o vermelho da timidez, mas com o corado natural da pele. Expliquemos: pesquisadores da Universidade de St. Andrews (Reino Unido) sugerem que as mulheres preferem homens com um tom de pele mais rosado. Mas não se pode exagerar: vermelhidão em excesso pode ter o efeito oposto e acabar afastando as pessoas por sinalizar agressividade.

A pesquisa, publicada pela revista Evolutionary Psychology, foi realizada pelo professor David Perrett, do Laboratório de Percepção de St. Andrews em colaboração com colegas das universidades de Nottingham e Durham. No estudo, as mulheres foram convidadas a manipular imagens de rostos de homens para torná-los mais atraentes. Na maioria dos casos, elas mexeram na cor da pele do rosto dos caras, deixando-os mais vermelhos.

Segundo os pesquisadores, elas apresentam essa preferência porque um brilho rosado é um sinal de boa circulação e, portanto, uma indicação de boa saúde em um parceiro em potencial. “O aumento da vermelhidão reforça a aparência de agressão, domínio e atratividade nos rostos dos homens quando visto pelas mulheres”, afirmou o professor David Perrett.

Continua após a publicidade

A pesquisa sugere uma similaridade com as fêmeas de pássaros, que são mais atraídas a machos com cores fortes e brilhantes. Perrett explicou: “Isso é algo que nós compartilhamos com muitas outras espécies. Por exemplo, os bicos amarelos e as penas brilhantes de muitos pássaros podem ser entendidos como anúncios de quão saudáveis eles são.” Assim, as fêmeas dessas espécies preferem acasalar com os machos mais coloridos. “Mas este é o primeiro estudo em que isso tem sido demonstrado nos seres humanos”, completa.

 

Via Medical Xpress

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.