Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Contando Ninguém Acredita

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
As notícias mais bizarras e surreais do mundo
Continua após publicidade

Gaivotas ficam doidonas após comerem formigas voadoras

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 set 2024, 11h22 - Publicado em 25 jul 2016, 18h36

seagull-_conwall_uk

Cidadãos ingleses foram avisados que, nas próximas semanas, devem ficar atentos a possíveis ataques de gaivotas. O alerta, repetido anualmente, vem do fato das gaivotas adorarem devorar formigas voadoras, aquelas que costumam aparecer após uma chuva no verão. O surgimento sazonal da espécie, no final de julho e começo de agosto, virou até uma data oficial, o “Flying Ant Day”, quando milhares desses bichos tomam os céus da Inglaterra.

O especialista em aves da Royal Society for the Protection of Birds, Tony Whitehead, afirma que as gaivotas são tão viciadas nas formigas voadoras que são capazes de darem rasantes no céu para pegarem o “petisco”. “É como chocolate para elas. As gaivotas pegam as formigas do chão ou voam em bando pelo céu para passarem pelas ‘nuvens’ que os insetos formam”.

As coisas ficam ainda mais perigosas quando as aves consomem um grande número dessas formigas voadoras, pois o ácido fórmico produzido pela espécie, teoricamente, deixa as gaivotas em um estado parecido com o provocado pelo álcool. Já foram relatados inúmeros incidentes, que vão de ataques a pessoas, destruição de latas de lixo e até choques contra prédios e carros, causados pelas “gaivotas bêbadas”.

Continua após a publicidade

Mas essa teoria não é totalmente aceita pela comunidade científica. Para Whitehead, as gaivotas se distraem por causa da grande quantidade de comida disponível nessa época do ano. “Acho que, ao invés de bêbadas, elas ficam felizes e focam em devorar as formigas ao invés de olhar para onde estão voando”, afirma. A professora e membra da Society of Biology, Rebecca Nesbit, acredita que o motivo da euforia das gaivotas pode até ter uma relação com o ácido fórmico, mas o lado comportamental pesa muito mais. “Elas ficam barulhentas e animadas enquanto estão comendo as formigas, então isso pode ser um fator que contribui”.

Com The Plymouth Herald

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.