A rede de padarias Greggs teve de emitir uma nota pública pedindo desculpas por ofender cristãos ao substituir Jesus por um enroladinho de salsicha numa cena bíblica. A curiosa imagem faz parte da edição deste ano de uma tradição da rede: um calendário lançado um mês antes do Natal. Algumas edições contêm cupons de descontos de até 60 libras (cerca de R$ 260 reais).
Simon Richards, presidente da Freedomn Association, grupo de direita, disse que a propaganda era “doentia” e que a varejista nunca “ousaria” insultar outras religiões. No Twitter, Richards ainda pediu um boicote.
A aliança evangélica do Reino Unido criticou fortemente a padaria, afirmando que era um truque para “criar um escândalo e vender mais produtos”. De acordo com Daniel Webster, porta-voz do grupo, “colocar um enroladinho de salsicha numa manjedoura parece a forja de um escândalo. Todo ano, alguma empresa cria uma controvérsia de Natal para ganho comercial”.
A rede publicou um comunicado dizendo que não irá remover o calendário das lojas, mas que “sente muito por ter causado qualquer injúria” e que “nunca foi nossa intenção”. Aparentemente, algumas pessoas acharam graça na curiosa cena. O comediante Bob Mortimer tweetou “Vamos lá, KFC… Mostra ao Greggs como se faz… Coloque uma miniatura de Jesus em todos os seus baldes de Natal”. A rede de fast-food KFC é conhecida por vender pedaços de frango frito em baldes.
Além do enroladinho de salsicha sendo adorado pelos três reis magos, o calendário também tem o Papai Noel com a barba suja de farelos, árvores de Natal decoradas com biscoitos de gengibre e um globo de neve com uma unidade da rede.
Com The Guardian
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