Assine SUPER por R$2,00/semana
Newsgames Por Blog
Continua após publicidade

“Trem do Samba”: como transformamos a história da música brasileira num infográfico interativo

Neste ponto você já deve ter visto o infográfico multimídia que a SUPER lançou no final de dezembro – o “Trem do Samba“.  A ideia aqui é explicar um pouco do processo e dos bastidores que nos levaram a finalizar esse projeto crossmedia bacana.   Os primeiros acordes do info surgiram em uma reunião de […]

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h16 - Publicado em 27 dez 2012, 08h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Neste ponto você já deve ter visto o infográfico multimídia que a SUPER lançou no final de dezembro – o “Trem do Samba“.  A ideia aqui é explicar um pouco do processo e dos bastidores que nos levaram a finalizar esse projeto crossmedia bacana.

    Publicidade
    Uma equipe nerd tentando provar que tem samba no pé.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Os primeiros acordes do info surgiram em uma reunião de pauta do site e foram desenvolvidos pelo Otavio Cohen, com apuração inicial da repórter Raquel Sodré e os primeiros esboços da designer Laura Rittmeister.  A primeira ideia  de uma homenagem ao sambista paulista Adoniran Barbosa começou a crescer e se transformar em um grande infográfico interativo que contasse a história do samba e mapeasse seus principais estilos. A referência era o infográfico “Metrô do Rock” que a SUPER publicou em 2002 e que recebeu a medalha de ouro no Malofiej de 2003.

    Samba-rock: a inspiração para o “Trem do Samba” foi esse genial “Metrô do Rock”

     

    Publicidade
    Publicidade

    Ok, a partir daí a coisa ficou séria: o “Trem do Samba” – além da sacadinha visual em referência ao clássico do Adoniran, que facilitava explicar seus diversos gêneros como pagode, samba-canção e partido-alto – ainda podia virar um grande banco de dados recheado de biografias de artistas, vídeos e informações raras. Eu, Otavio, Raquel e a Carolina Vilaverde dividimos a apuração das mais de 115 fichas de artistas e nos debruçamos em livros, almanaques, sites e documentários sobre o gênero. Enquanto isso o designer Daniel Apolinario fazia o layout (a Laura entrou de férias no meio do projeto) e a Juliana Moreira criava o logo do projeto. Foi do Daniel a ideia de vender a pauta para revista impressa, transformando o projeto em 360º. A editora Karin Hueck e o diretor de arte Fabricio Miranda cuidaram da versão para o papel que deu uma enxugada no carnaval de informações e investiu no acabamento das ilustrações e texturas. Para finalizar o trabalho, pedimos pro Alisson Lima criar o trailer animado e o grande Danilo Vespa programar tudo em HTML5.

    Continua após a publicidade

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=Cc_nnUXjtbQ?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Pronto, um dia depois da revista chegar nas bancas com a versão impressa, o leitor podia acessar (por web, iPad ou iPhone) os vídeos e informações completas no “Trem do Samba” digital. Pra dar o ponto final, estamos terminando a versão em inglês agora pros gringos aprenderem um pouco sobre o “brazilian samba”.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.