Truco! Como desmentir as promessas de campanha política de uma forma divertida

Muito do que se tem feito de melhor e mais inovador no jornalismo brasileiro tem saído de sites de mídia independente. Entre esses sites, a A Pública – uma agência de reportagem e jornalismo investigativo sem fins lucrativos – se destaca pelos prêmios recebidos, grande quantidade de matérias profundas publicadas e o esquema de liberar suas matérias para republicação sob licença creative commons.
Para as eleições de 2014, a A Pública preparou um conteúdo gameficado simples e funcional, em que “truca” as propostas que os candidatos à presidência tem feito em seus horários eleitorais. As propostas feitas são checadas e cada uma ganha uma carta de truco ilustrada que pode indicar que a proposta é verdadeira (Zap!), que é mentira, ou que é uma semi-verdade. Tudo com humor fino e uma bela direção de arte. Algumas vezes os candidatos explicam melhor suas propostas em pequenas entrevistas.

Não chega a ser newsgame, mas traz a estética e a dinâmica de jogos para informar de maneira divertida. Veja aqui.
Duas doenças fizeram o exército de Napoleão recuar da Rússia em 1812, revela estudo
Objeto em chamas encontrado no deserto australiano provavelmente veio do Espaço
Quem foi Johanna Döbereiner – e como sua pesquisa economiza R$ 10 bilhões ao Brasil todos os anos
A química por trás do café mais caro do mundo, feito a partir de cocô de mamífero
O que ter um gato faz com o seu cérebro – e com o dele

