A partir de que velocidade eu passo a correr em vez de andar?
Se você for uma pessoa normal, uns 6 km/h. Mas na marcha atlética, cujo objetivo é andar o mais rápido possível (sem correr), a velocidade média é bem mais alta.
Um adulto a 6 km/h (trote leve) já consegue tirar os dois pés do chão simultaneamente enquanto se locomove – eis o limite entre caminhar e correr (na caminhada, ao menos um dos pés está o tempo todo em contato com o solo a cada passada).
Agora, isso não quer dizer que não seja possível andar mais rápido do que 6 km/h. Na marcha atlética, aquele esporte em que os “corredores” são obrigados a ter pelo menos um dos pés no chão ao longo de toda a prova – resultando num rebolado característico –, a velocidade média do recordista mundial nos 20 km, Yusuke Suzuki, é de 15,6 km/h.
Neste vídeo da Vox, você pode ver esses atletas exóticos em ação:
Como eles precisam otimizar o tamanho de cada passada para vencer a prova, os joelhos se mantêm esticados de um jeito desconfortável. O cansaço ao final da prova é extremo, e há sempre o risco de receber uma punição do juiz por dar um pulinho sem querer (ou de propósito).
Fonte: Antonio Carlos Gomes, da Confederação Brasileira de Atletismo