Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Alguém ainda acredita nos deuses da Grécia Antiga?

Há um pequeno grupo – e a crença era ilegal até pouco tempo atrás.

Por Rafael Battaglia
10 jun 2021, 10h03

Sim. Desde 1997, existe na Grécia o Conselho Supremo de Helenos Étnicos (YSEE, na sigla em grego), uma organização que pratica o helenismo, a religião politeísta de Zeus, Poseidon e cia. O problema é que, até pouco tempo atrás, ela atuava de forma clandestina.

Para explicar, é preciso voltar no tempo. No século 4 d.C., durante o governo de Constantino II, um dos últimos imperadores romanos, o cristianismo passou a se difundir com força na Europa. Consequentemente, religiões pagãs foram perseguidas. Nos séculos seguintes, já não havia quase mais ninguém na Grécia que acreditasse nos antigos deuses. 

Hoje, 90% dos gregos seguem a Igreja Ortodoxa – o cristianismo ortodoxo, inclusive, é a religião oficial do país, de acordo com a sua constituição. Por muito tempo, a Grécia não permitiu a prática de religiões pagãs. Mesmo outras vertentes do cristianismo, como o catolicismo e o protestantismo, enfrentam desafios. Os islâmicos também não são bem-vindos. 

Foi só em 2017 que o governo do país reconheceu o YSEE como uma religião. Desde então, a organização foi autorizada a realizar casamentos, funerais, inserir o helenismo em certidões de nascimento e, claro, construir templos – as cerimônias do YSEE costumam acontecer em um apartamento em Atenas.

Hoje, o YSEE conta com cerca de dois mil membros – a instituição cobra uma taxa anual de 60 euros de cada integrante, para fins de manutenção da organização. Estrangeiros podem se converter, desde que abdiquem completamente das crenças anteriores. Pessoas LGBTQIA + são aceitas, mas o YSEE não faz casamentos do tipo. 

Nos EUA, há um braço do YSEE, o YSEE of America, sediado no bairro de Astoria, em Nova York, local que abriga imigrantes gregos e seus descendentes. Criado em 2008, ele também é uma organização sem fins lucrativos e pode realizar casamentos.

Ah, e caso você esteja se perguntando: não, não há sacrifícios animais nas cerimônias helenísticas modernas. As oferendas se baseiam em flores, frutas, nozes, mel, leite e vinho.

Pergunta de @souza_matheus3, via Instagram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.