Sim. Assim como os cabelos, os cílios também podem ficar brancos com a idade, porém em menor proporção e, na maioria das vezes, de forma tardia. A cor dos pelos humanos é condicionada pela quantidade de melanina presente nos fios. Essa melanina é produzida pelos melanócitos que começam a ter seu funcionamento prejudicado com o passar do tempo, deixando os cílios mais acinzentados ou até mesmo brancos. Entenda mais aqui.
Ignorando a questão da idade, há outras doenças que também podem levar ao embranquecimento dos cílios, como albinismo, vitiligo ou blefarite. O primeiro é uma condição genética, ou seja, ocorre uma mutação que resulta na ausência total ou parcial da tirosinase, enzima envolvida na síntese de melanina.
Já o vitiligo é uma doença autoimune que pode ser desencadeada por diversos fatores, tanto hereditários como outros ligados ao estresse. Não há certezas de como a doença age, mas os médicos acreditam que ocorre quando o próprio sistema imunológico do paciente passa a combater os melanócitos, impedindo a produção de melanina.
A blefarite, por fim, é uma inflamação das pálpebras que pode ser causada por infecção bacteriana, fúngica, parasitas, olhos secos ou disfunção das glândulas meibomianas ー aquela região interna de onde ficam o cílios superiores. Apenas com tais problemas, os cílios poderão perder a coloração de forma precoce. Pelo contrário, só a idade dirá.
Cílios idosos
Há casos de cirurgias no ramo oftálmico do nervo trigêmeo que tornaram os cílios brancos.
Ao contrário
Em 1798, o cabelo branco de uma mulher de 60 anos tornou-se preto dias antes de sua morte.
Surdez
Na síndrome de Waardenburg, surdez e despigmentação de alguns pontos do cabelo vêm juntos.