Dá para ficar cansado de tanto pensar?
Claro: todo órgão queima calorias. Até o cérebro.
O cérebro corresponde a 2% do peso do corpo, mas gasta 20% das calorias. Quanto mais seus neurônios disparam sinais uns aos outros, mais açúcar eles queimam. Não é o suficiente para emagrecer lendo Platão, é claro (até porque tarefas como erguer o braço ou respirar também são complexas e rodam o dia todo em segundo plano, fora do alcance da consciência e sem contribuir com a dieta). Mas o órgão ainda é um PC poderoso, que consome um quinhão fixo do que você come diariamente.
Um estudo publicado no periódico Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society confirmou que voluntários que faziam exercícios enquanto pensavam na solução de problemas acabavam mais cansados que os que iam para a academia de cabeça vazia. A carência de glicose (açúcar) leva ao acúmulo de uma substância chamada adenosina, que bloqueia a liberação de outros neurotransmissores e aumenta a percepção do esforço mental.
Quando começar a cansar, troque de atividade. Esportes é uma boa alternativa. Outra é não fazer nada, só descansar. “O tempo ocioso é extremamente importante para o cérebro revisar as experiências vividas e transformá-las em memórias”, diz Jociane Myskiw, pesquisadora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).
Especialistas assinam documento de Senciência em Crustáceos, que afirma que esses animais sentem dor
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como o Spotify Wrapped calcula a “idade musical” do ouvinte?
A origem peculiar da palavra “caderno” – que vem do número quatro







