Dá para somar todo o dinheiro que existe no mundo?
Nós fizemos a conta – e haja Pix para juntar tudo.
Dá. O gráfico abaixo considera um dado que os economistas chamam de M2 – que inclui todo o dinheiro facilmente acessível em um país: trata-se de uma soma* da grana que circula em papel moeda com a que está depositada em contas correntes e investimentos de saque fácil, como poupanças e CDBs.
*Alguns países ficaram de fora da nossa soma porque a inflação distorceu os dados recentes (caso da Venezuela e do Zimbábue).
Pergunta de @foxmoontattoo, via Instagram






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com ícone de árvore e raio, texto OFERTA RELÂMPAGO Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo de notícias](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um ícone de raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: Super, Veja e uma menor, Guia Quatro Rodas. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)