De que altura uma pulga precisa cair para morrer?
Se soltarmos uma pulga de uma altura considerável para o homem – 10 metros, por exemplo – ela morrerá? Fernanda Coelho, São Paulo , SP Pulguete Montilla. É provável que o peso quase insignificante da própria pulga (aproximadamente 0,7 miligramas) salvaria a vida dela. A professora adjunta do Laboratório de Biecologia de Insetos e Comportamento […]
Se soltarmos uma pulga de uma altura considerável para o homem – 10 metros, por exemplo – ela morrerá?
Fernanda Coelho, São Paulo , SP
Pulguete Montilla.
É provável que o peso quase insignificante da própria pulga (aproximadamente 0,7 miligramas) salvaria a vida dela. A professora adjunta do Laboratório de Biecologia de Insetos e Comportamento Animal Suzete Araújo Oliveira Gomes afirma que, se a pulga estiver seca, ou seja, sem ter ingerido sangue, o peso dela seria tão baixo que o vento a faria planar, chegando ao solo de forma menos brusca. E aí teríamos um bizarro caso de jejum que salva vida.
Agora, pulgas são gulosas. Demais. Elas podem ingerir até 15 vezes seu próprio peso em sangue. Aí, se caísse de 10 m de altura, já era. O peso elevado faz com que ela caia com mais força no chão. “Na hora que ela bate em um anteparo qualquer, o abdômen dela vai estourar e ela vai morrer”, diz Suzete, em tom sombrio. Ou não.
(crédito da imagem: congalaconga)