Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

É possível erguer uma casa com balões de hélio como no filme Up!?

Até dá. Mas você precisaria de milhões de balões – e não alcançaria uma altitude muito impressionante. Veja a conta exata.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 nov 2023, 16h48 - Publicado em 14 abr 2021, 08h56

Essa pergunta chega com frequência ao Oráculo – todo mundo quer imitar Up! 

A resposta é que dá para levantar tudo, desde que você tenha balões em quantidades homéricas.

No site omnicalculator.com, que abriga 1.704 calculadoras para as mais aleatórias finalidades, um grupo de três físicos criou uma especificamente para descobrir quantos balões de hélio erguem uma massa qualquer do chão.

Ela considera o peso das bexigas vazias e a altitude que se quer alcançar (conforme a atmosfera se torna mais rarefeita, mais balões são necessários, porque o balão de hélio depende de sua diferença de densidade com a atmosfera para subir). 

Continua após a publicidade

Para uma casa de alvenaria de 140 toneladas alcançar 1 km de altitude, precisaríamos de 14,4 milhões de balões. Eles ocupariam o volume da Spaceship Earth, aquela esfera gigante que decora o parque Epcot, na Flórida. Isso dá 10,5 vezes o volume do dirigível da Goodyear. 

Consideramos uma casa de alvenaria porque imaginamos que os leitores brasileiros quisessem voar com as próprias casas. No caso de uma casa de dry wall americana, é claro, a massa total é muito inferior e menos balões ainda são necessários para tirá-la do chão.

O maior problema com o feito do Sr. Fredricksen, no final das contas, não é bem a possibilidade física de erguer a casa, mas sim a altitude alcançada, a resistência improvável dos balões, que raramente estouram, e o fato de que sua amada residência precisaria de reforços estruturais vultuosos para não se desmanchar no momento da decolagem – afinal, casas são planejadas para parar em pé presas ao chão.

Continua após a publicidade

No vídeo abaixo, dois engenheiros constroem uma casa de drywall propositalmente leve, sem cômodos ou móveis, e usam balões enormes e resistentes para realizar o feito no mundo real. Divirta-se:

Pergunta de @oops_eva, via Instagram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.