Misturar álcool com sal ajuda na desidratação e na ressaca?
Se a bebida alcoólica desidrata o corpo humano e o sal retém água no organismo, então beber cerveja com sal aliviaria o efeito da desidratação e a ressaca mortal do dia seguinte? Laís Bernardes AGREGANDO STATUS (E CONHECIMENTO): Nais-trai. Só que não vai rolar, nem se você for a rainha do camarote. Juntar álcool e […]
Se a bebida alcoólica desidrata o corpo humano e o sal retém água no organismo, então beber cerveja com sal aliviaria o efeito da desidratação e a ressaca mortal do dia seguinte?
Laís Bernardes
AGREGANDO STATUS (E CONHECIMENTO):
Nais-trai. Só que não vai rolar, nem se você for a rainha do camarote. Juntar álcool e sal pode piorar as coisas. O álcool inibe o hormônio antidiurético (ADH), também conhecido como vasopressina. O ADH atua nos rins fazendo com que os órgãos filtrem o plasma, o componente líquido do sangue, e elimine a quantidade normal de urina, de 1 a 3 litros por dia. Quando o ADH não funciona bem, os rins não conseguem mais concentrar a urina e, assim, eliminam mais líquido. Consequentemente, a fila do banheiro do boteco é sempre aquela pouca vergonha.
O sal não interfere no mecanismo do ADH, explica Ingrid Borba Hartmann, médica da Unidade de Psiquiatria de Adição do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Mas ele poderia piorar a desidratação, porque retira o líquido de dentro das células e joga para fora delas, buscando manter o equilíbrio entre os meios, mas causando uma desidratação celular.
Misturar sal e álcool também não agrega valor ao combate à ressaca. A melhor receita ainda é beber pouca champanha, especialmente se for a que brilha. Mas, se a ressaca for moral, um banho de sal grosso talvez ajude. Rá!
* * *
Perguntinha amorosa ao Oráculo:
Pode me ajudar? o que irá acontecer comigo em 2014?
Anadila Santos
Sim. Muita coisa.
(imagem: Doug Wheller)