Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

O que determina que uma espécie está em risco de extinção?

Pergunta de Eduardo Milani, Paranavaí, PR

Por Oráculo Atualizado em 24 jul 2018, 12h32 - Publicado em 29 Maio 2018, 09h58

O que determina que uma espécie está em risco de extinção?
Eduardo Milani, Paranavaí, PR

Salve, salve. No Brasil, a classificação é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio de um diagnóstico das condições de vida de cada espécie.

Biólogos vão a campo, em todas as regiões e biomas do País, para medir se a população de uma determinada espécie está diminuindo, se ela está menos espalhada geograficamente ou ocupando menos território e se não há algo que ameace a reprodução ou a sobrevivência dela em uma região específica.

Em 2014, o ICMBio avaliou 12.254 táxons – nome dado para qualquer unidade do sistema de classificação biológica: reino, ordem, gênero, espécie etc. –, que resultaram na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Nela, constam 448 espécies vulneráveis, 406 em perigo, 318 criticamente em perigo e 1 extinta na natureza.

Curiosidade extra:
1.173 espécies animais estão ameaçadas de extinção no Brasil.