O que um piloto de avião sente ao romper a barreira do som?
Ó, poderoso cabra-da-peste. Santos Dumont e Albert Einstein se foram, mas a minha dúvida permanece: o que sente/ouve uma pessoa a bordo de um avião no momento em que rompe a barreira do som? Aerton Calaça, Natal, RN KK A pessoa não sente lá grandes coisas, Aerton. Fuen. A única diferença para o piloto é que […]
Ó, poderoso cabra-da-peste. Santos Dumont e Albert Einstein se foram, mas a minha dúvida permanece: o que sente/ouve uma pessoa a bordo de um avião no momento em que rompe a barreira do som?
Aerton Calaça, Natal, RN
KK
A pessoa não sente lá grandes coisas, Aerton. Fuen. A única diferença para o piloto é que o voo fica mais suave. Comparando com um carro, é como ele se passasse de uma estrada pedregosa para outra de asfalto. Segundo o engenheiro mecânico do Instituto de Tecnologia de Israel, Guy Trakht, que também é controlador de voo reservista do exército, quem está dentro do avião não ouve nem o barulhão característico que ele faz no momento em que ultrapassa a barreira do som. Só quem está no solo ouve esse estrondo.
Se liga na explicação da Mundo Estranho, aquela revistinha marota: “O som se propaga no ar em ondas concêntricas, como faz uma pedra ao cair em um lago. A barreira do som é o limite de velocidade em que um avião pode se deslocar no ar sem atropelar as ondas sonoras emitidas por ele mesmo. A velocidade do som no ar é de 340 metros por segundo (1 200 km/h), aproximadamente. À medida que o avião acelera, essas ondas vão se juntando e ficando como que empilhadas à sua frente, como uma série de barbantes entrelaçados. Quando o avião finalmente consegue superar a velocidade das ondas, rompe esse cordão imaginário.”
E não é preciso ser um avião para conseguir isso. Em 2012, Felix Baumgartner foi o primeiro homem a rompê-la ao saltar da estratosfera. Se você não estava na estratosfera naquele ano, provavelmente se lembra disso.