O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade.
O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento. Durante a gestação, é no umbigo que começa o cordão umbilical, estrutura que vai até a placenta e liga o feto à mãe. O cordão é formado por duas artérias, que levam o sangue venoso do feto até a mãe, e uma veia, que transporta o sangue rico em oxigênio e nutrientes até o coração do bebê.
Ernani Miura, neonatologista e professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, explica que, após o nascimento, o cordão umbilical perde a utilidade e é cortado. Assim, o corpo inicia um trabalho natural de cicatrização. “Esse processo forma o umbigo”, diz. Segundo Miura, a pele cobre o tecido da veia e das artérias do cordão umbilical, que regridem e somem completamente após o nascimento, não deixando resquícios do lado de “dentro” do umbigo.
Do lado de fora, porém, o que sobra é aquele buraco (ou bolota…) que, se não for lavado direito, bem… Melhor não comentar.
Pergunta de Rean Fernandes, cidade não identificada.
Observatório Vera Rubin identifica asteroide gigante com rotação recorde para seu tamanho
Como funciona o jogo do bicho?
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes no Brasil
Cloud-9 é uma galáxia sem estrelas? Entenda objeto cósmico nunca antes observado
“Vaca do Cretáceo”: nova espécie de dinossauro herbívoro é identificada após quase um século







