Plantas morrem de velhice?
Sim. Árvores milenares geralmente sucumbem antes a outros problemas, como desnutrição, desastres naturais e desmatamento. Mas isso não significa que elas não envelheçam.
Morrem sim. Algumas espécies têm ciclos de vida anuais, ou seja: já vêm com uma data de validade. Outras, de fato, alcançam idades milenares. Mas tudo tem limite. “Embora algumas plantas apresentem habilidades regenerativas extraordinárias e possam viver por longos períodos, elas não são imortais”, diz o botânico Carlos Joly, da Unicamp.
Só não sabemos bem como é a morte. O botânico Sergi Munné-Bosch, da Universidade de Barcelona, diz que há duas limitações ao estudo da senescência das plantas. A primeira é que não é viável monitorar um organismo por 5 mil anos. Por isso, não conhecemos bem os indícios de velhice.
Outro problema é que também é dificílimo encontrar esses matos idosos na natureza, já que a maioria esmagadora morre antes por causas externas (desastres naturais, animais herbívoros, deflorestamento, desnutrição etc.). Assim, é provável que quase nenhuma planta morra de velhice: é virtualmente impossível que elas não morram antes por outras causas.
Pergunta de @thggomes, via Instagram.
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Um aglomerado de galáxias do começo do universo pode virar nossos modelos cosmológicos do avesso
Em caso raro, gêmeos gorilas-das-montanhas nascem em parque africano
Como funciona o jogo do bicho?
A internet da Amazon







