Neste manifesto verde, entenda por que é uma boa ideia inspirar a arquitetura, a política e até exploração de outros planetas na biologia das plantas.
Conheça melhor essas folhas, raízes e frutas fora do eixo – que só no Brasil somam mais de 10 mil espécies.
Quando há pouco pólen disponível no ambiente, as abelhas têm um truque para fazer com que as flores apareçam mais rapidamente, segundo pesquisadores suíços.
Tudo começou com um estudo da Nasa dos anos 1980. Mas acredite: não faz efeito algum – vale mais a pena, por exemplo, apenas abrir as janelas.
Bioma brasileiro investe pesado em um dos tipos mais curiosos de polinização. Conversamos com Arthur Domingos de Melo, da UFPE, para entender essa história
Com algumas dicas (e prestando atenção nas diferenças de cada espécie), é possível evitar que as plantinhas morram.
Em parceria com uma ONG, médicos do Reino Unido começaram a recomendar jardinagem para quem sofre de depressão e ansiedade.
Spoiler: a vegetação é naturalmente propícia a lidar com mutações genéticas, e ainda desenvolve mecanismos para se proteger da radiação
Pesquisadores mostram que as plantas estão desaparecendo 500x mais rápido que o normal — graças aos humanos.
Lá vai mais um ponto para a inteligência das plantas: não só escutam, como produzem um néctar mais doce quando elas estão por perto.
No jogo da sedução vegetal, vale tudo: dissimulação, manipulação, traição. É o sexo das flores. Você nunca mais vai olhar para um jardim da mesma forma.
Elas fazem fofoca, planejam vingança, querem muito sexo – e podem se tornar guardiãs da sua casa no futuro.
O alarme de emergência das plantas é semelhante ao nosso
O Brasil é a terra natal da seringueira, mas amarga o 10º lugar na produção de borracha. O empurrão que falta? Usar genes da Amazônia para melhorar as árvores de São Paulo.
Foi a primeira vez na história que essas árvores foram vistas mudando sua expressão sexual
Dois casos descritos em novo estudo científico deixaram os pesquisadores de cabelo em pé (risos). Melhor não insistir no quibebe na próxima.
Mesmo assim, não somos nada em comparação ao mundo microscópico: os vírus da Terra, somados, pesam 3,3 vezes mais que a população humana. As bactérias, 1100 vezes mais.
Substâncias liberadas pelas raízes avisam pés de milho que as plantas próximas estão crescendo – e os estimulam a crescer rápido para brigar por espaço
Não, elas não precisam de protetor solar. Em vez disso, utilizam um mecanismo que os humanos também possuem, mas de forma bem mais eficiente
Guaraná não nasce na lata, ele cresce em árvore. Conheça como os moradores da cidade que mais produz guaraná no mundo consomem o fruto