Por que algumas aves balançam a cabeça conforme andam?
Ironicamente, esse é um truque para mantê-la o mais parada possível.
A cabeça, na verdade, está tentando ficar parada. Cada vez que um pombo dá um passo, o pescoço se mantém travado enquanto o corpo se desloca para a frente.
O objetivo é estabilizar os olhos; mantê-los parados em relação ao ambiente. Mas é claro que o pescoço não estica indefinidamente para trás. Uma hora, a cabeça precisa vir junto. Nesse momento, o pombo move repentinamente o pescoço para frente e o trava na nova posição.
Assim, há dois movimentos acontecendo em paralelo: o corpo avança gradualmente, enquanto a cabeça para e avança em saltos. Seres humanos estabilizam o olhar de outro jeito, claro: movendo os olhos, como a Mona Lisa parece fazer.
Outro motivo para essa oscilação toda é compensar a visão monocular. Os pombos têm os olhos posicionados dos lados da cabeça, e não na frente. Por isso, cada olho capta um trecho da paisagem, mas os campos de visão não se sobrepõe. E é a justamente a sobreposição, nos seres humanos, que nos permite ver em 3D.
Isso dá vantagens: eles enxergam praticamente em 360º, o que lhes dá a capacidade de escapar de qualquer ameaça, vinda de qualquer direção. Em compensação, eles veem tudo plano, chapado. Balançar a cabeça é um jeito de contornar o problema de enxergar em 2D e adicionar perspectiva à experiência do mundo.
Pergunta de @carla22mf, via Instagram.
Fonte: Marcos Rodrigues, Lab. de Ornitologia do Dep. Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG); texto “Why do pigeons bob their heads when they walk?”, no site da Biblioteca do Congresso dos EUA.
Homem de Marree: o geoglifo gigante na Austrália que ninguém sabe quem fez
Por que as notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si têm esse nome?
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como fazer seu cachorro feliz? Confira 5 dicas da ciência







