Por que as frequências de rádio FM só vão de 80 a 110, aproximadamente?
O espectro eletromagnético é concorrido – cada coisa tem seu lugar na fila dos megahertz.
Porque é uma regra. No Brasil, as rádios FM operaram entre 88 e 108 MHz até 2021. A partir de 2022, com o fim da TV aberta analógica, algumas faixas de frequência ficaram livres e as rádios FM puderam se expandir para a faixa de 76 a 108 MHz.
Do ponto de vista tecnológico, nada impede uma transmissão fora dessa janela. Mas acontece que o espectro eletromagnético é concorrido: a aviação civil, os militares, os astrônomos, a telefonia móvel e uma série de outros órgãos públicos, empresas e afins precisam compartilhar espaço sem interferir uns com os outros.
Essa baguncinha é organizada pela Anatel, responsável pelo Plano de Uso do Espectro de Radiofrequências para o período de 2021 a 2028. Esse plano também precisa seguir certas diretrizes da União Internacional de Telecomunicações (ITU), de modo que muitas faixas são idênticas ou parecidas muito afora: na maior parte dos países, o FM fica entre 87,5 e 108 MHz. O Japão é uma exceção: vai de 76 a 85 MHz.
Fonte: release “MCom entrega certificado às emissoras que estreiam a faixa estendida da FM”; “Plano de Uso do Espectro de Radiofrequências para o período de 2021 a 2028”.
Pergunta de @rocielima, via Instagram.
Homem de Marree: o geoglifo gigante na Austrália que ninguém sabe quem fez
Por que as notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si têm esse nome?
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como fazer seu cachorro feliz? Confira 5 dicas da ciência







