Assine SUPER por R$2,00/semana
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que livros expostos ao Sol desbotam em todas as cores, menos o azul?

A explicação para aquela aparência desolada das vitrines de sebo.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 mar 2024, 10h50 - Publicado em 21 mar 2024, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Senta que lá vem história física de ensino médio.

    Publicidade

    O Sol emite luz de todas as cores. Cada cor é uma onda eletromagnética de um certo comprimento. A onda mais longa e menos energética é o vermelho, a onda mais curta e energética é o violeta, e todas as outras cores estão em algum ponto intermediário ao longo desse gradiente. 

    Publicidade

    Uma gráfica usa três cores primárias para imprimir qualquer coisa: ciano, magenta e amarelo (além do preto, é claro). O ciano é a cor comumente chamada de turquesa ou verde-água. O magenta, por sua vez, é mais conhecido como fúcsia ou rosa-choque. 

    Distribuindo essas cores primárias da indústria gráfica ao longo desse degradê – o chamado sistema CMYK –, você descobre que o magenta é a cor de menor energia, porque está mais perto da ponta vermelha do espectro. O amarelo é intermediário, e o ciano tem as ondas de energia mais alta.

    Publicidade

    O problema é o seguinte: coisas de papel não têm luz própria. Eles apenas refletem a luz solar ou artificial que incide sobre elas. Sendo assim, a tinta magenta precisa refletir apenas ondas avermelhadas preguiçosas em direção aos nossos olhos, e absorver todo o resto do espectro (justamente as cores que ficam para os lados do violeta, mais energéticas). 

    Quando o pigmento absorve radiação de alta energia, suas moléculas acabam se quebrando, e ele vai perdendo a cor. Por outro lado, a tinta ciano só precisa absorver as cores da parte mais preguiçosa do espectro, enquanto reflete as ondas azuladas, que têm mais energia. Essas ondas são menos danosas e não danificam tanto o pigmento.

    Publicidade

    É por isso que, em bancas de jornal e sebos, os materiais expostos ao sol perdem primeiro os tons vermelhos, depois os amarelos e só então os azuis.

    Pergunta de Luisa Costa, repórter da revista Você RH.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.