Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que o boto cor-de-rosa é rosa?

Todo boto nasce cinza, a sociedade o corrompe. Sério mesmo.

Por Bruno Vaiano 18 nov 2021, 18h26

O boto cor-de-rosa vem ao mundo com a mesma cor de chumbo dos golfinhos de água salgada que conhecemos. Com o passar da idade, esses cetáceos amazônicos vêm perdem pigmentação e vão ganhando uma cor esbranquiçada.

Os biólogos ainda não sabem a razão disso. Talvez seja uma adaptação por seleção natural que auxilia na sobrevivência de alguma forma, talvez não.

Já a cor rosa vem de outro lugar: cicatrizes. Botos machos brigam entre si com frequência, e o tecido cicatrizado é mais rosinha que a pele em volta. É por isso que botos mais velhos ficam com a cor cada vez mais viva.

E olha só: quanto mais brilhante o rosa, mais atraentes os machos são para as fêmeas. Bom, pelo menos durante a temporada de acasalamento, que ocorre quando a água está baixa e os machos e as fêmeas estão confinados ao canal do rio Amazonas. Nas estações chuvosas, milhares de quilômetros quadrados de floresta ficam inundados, e as fêmeas aproveitam esse mar temporário para nadar em regiões afastadas – provavelmente, para escapar de machos agressivos.

Pergunta de @costaoliveirafernando, via Instagram

Por que o boto cor-de-rosa é rosa?
Todo boto nasce cinza, a sociedade o corrompe. Sério mesmo.