Por que os botões da Nintendo e dos Xbox são X, Y, A e B?
Por que os designers da Nintendo gostavam de piadas internas, basicamente. Entenda:
Tudo começou com o NES, da Nintendo, em 1983. O console possuía dois botões: B e A, fora da ordem alfabética. A explicação mais comum é que o A, por acionar comandos mais frequentes que o B, precisava ficar mais à direita, perto do dedão. Dá uma olhada aqui embaixo:
Só com o SNES – o sucessor do NES, de 1990 –, o controle passa a ter quatro botões: A e B, os principais, próximos dos dedos, e X e Y, secundários e distantes. Olha só:
Segundo o chefe de design da Nintendo na época, X e Y só foram escolhidos por serem as letras usadas no sistema de coordenadas espaciais dos CADs – os softwares usados pela equipe para modelar objetos 3D. Ou seja: foi uma piada interna.
Ele respondeu a essa pergunta em uma edição da década de 1990 da revista Nintendo Power – que tinha uma seção parecida com o Oráculo da SUPER.
É claro que não são só CADs que usam X e Y. Você mesmo usou gráficos com coordenadas X e Y nas aulas de matemática do colégio, quando descobriu o que era o tal plano cartesiano.
Uma das versões da história, diga-se, afirma que quem escolheu essas letras foi o próprio René Descartes, em seu livro A Geometria (1637). Desde então, o fim do alfabeto é onipresente na matemática. E nos games.