Por que tem tanto Silva no Brasil?
Por que tem tanto brasileiro chamado Silva? Adilson da Silva, Pelotas, RS Teu sobrenome bombou por ser genérico, tchê. Silva é selva em latim, o que não dá pistas sobre local de origem nem linhagem familiar. Quando o Brasil foi colonizado, muita gente queria recomeçar a vida e adotou o Silva para garantir anonimato. Além […]
Por que tem tanto brasileiro chamado Silva?
Adilson da Silva, Pelotas, RS
Teu sobrenome bombou por ser genérico, tchê. Silva é selva em latim, o que não dá pistas sobre local de origem nem linhagem familiar. Quando o Brasil foi colonizado, muita gente queria recomeçar a vida e adotou o Silva para garantir anonimato. Além disso, escravos herdavam o sobrenome de seus senhores, e Silva era a família mais numerosa de Portugal. Deu no que deu. Já que ninguém sabe de onde venho mesmo, vou virar Oráculo da Silva e passar despercebido entre os mortais. Que tal, primo Adilson?
Aproveitando a pergunta, segue uma lista com os sobrenomes mais comuns em alguns outros países. Pra você ter assunto com aquela pessoa que você tá querendo convencer a entrar pra família:
EUA: Smith
Alemanha: Müller
França: Martin
Espanha: García
Japão: Sato
Itália: Rossi
Argentina: González
China: Wang
Fonte: Carlos Barata, autor do Dicionário das Famílias Brasileiras.