Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Qual a diferença entre um presídio de segurança máxima e uma cadeia comum?

Alguns presídios são descritos como “de segurança máxima”. Mas não era para todas as prisões serem assim? Qual a diferença entre uma cadeia desse tipo e uma convencional? Emanuel Diniz, Belo Horizonte, MG A principal diferença está no perfil dos detentos. As penitenciárias de segurança máxima são destinadas para membros de facções criminosas, condenados por crimes […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 15 set 2016, 16h35
f8grapher | iStock
f8grapher | iStock


Alguns presídios são descritos como “de segurança máxima”. Mas não era para todas as prisões serem assim? Qual a diferença entre uma cadeia desse tipo e uma convencional?

Emanuel Diniz, Belo Horizonte, MG

A principal diferença está no perfil dos detentos. As penitenciárias de segurança máxima são destinadas para membros de facções criminosas, condenados por crimes hediondos e presidiários cuja própria segurança esteja em risco – todos em celas individuais. No Brasil, há quatro prisões federais de segurança máxima: Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN).

Fonte: Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e Eduardo Pazinato, da FADISMA.

Post anterior: Animais sentem gratidão?

Continua após a publicidade

Publicidade