Qual carro é mais rápido de ré?
A resposta, com o perdão do trocadilho, é eletrizante (e fabricada na Croácia).
É um superesportivo elétrico chamado Nevera, da marca croata Rimac. Ele atinge estúpidos 275 km/h na marcha-a-ré. Também, pudera: quando o carro está andando para frente, ele vai de 0 km/h a 100 km/h em apenas dois segundos, e atinge 412 km/h – trata-se do carro elétrico mais rápido do mundo.
Apesar da construção com materiais leves, como fibra de carbono e a fibra sintética kevlar (o mesmo material usado em coletes à prova de balas), ele ainda pesa 2.150 kg, porque só as baterias pesam 700 kg.
Marcha a ré é uma invenção antiga. O primeiro caminhão a gasolina, projetado em 1896 pelo alemão Gottlieb Daimler, atingia 12 km/h de velocidade máxima, carregava até 6 toneladas e já andava para trás, de acordo com um folheto da época.
E dá-lhe mais alguns recordes automobilísticos:
1. O carro mais leve em fabricação hoje é o Caterham Seven 170, um esportivo vintage de 440 kg.
2. O carro mais pesado já fabricado em série foi a limousine soviética ZIL-41047, com 3.400 kg.
3. O Peel P50, dos anos 1960, é o menor carro já fabricado: 1,37 m de comprimento por 99 cm de largura.
4. O carro mais rápido do mundo, hoje (dentre os que uma pessoa qualquer pode comprar se tiver dinheiro, claro), é o Koenigsegg Jesko Absolut, um superesportivo que alcança 550 km/h.