Namorados: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Qual carro é mais rápido de ré?

A resposta, com o perdão do trocadilho, é eletrizante (e fabricada na Croácia).

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jan 2024, 17h43 - Publicado em 5 jan 2024, 10h00

É um superesportivo elétrico chamado Nevera, da marca croata Rimac. Ele atinge estúpidos 275 km/h na marcha-a-ré. Também, pudera: quando o carro está andando para frente, ele vai de 0 km/h a 100 km/h em apenas dois segundos, e atinge 412 km/h – trata-se do carro elétrico mais rápido do mundo.

Apesar da construção com materiais leves, como fibra de carbono e a fibra sintética kevlar (o mesmo material usado em coletes à prova de balas), ele ainda pesa 2.150 kg, porque só as baterias pesam 700 kg.

Marcha a ré é uma invenção antiga. O primeiro caminhão a gasolina, projetado em 1896 pelo alemão Gottlieb Daimler, atingia 12 km/h de velocidade máxima, carregava até 6 toneladas e já andava para trás, de acordo com um folheto da época. 

E dá-lhe mais alguns recordes automobilísticos:

1. O carro mais leve em fabricação hoje é o Caterham Seven 170, um esportivo vintage de 440 kg. 

Continua após a publicidade

2. O carro mais pesado já fabricado em série foi a limousine soviética ZIL-41047, com 3.400 kg. 

3. O Peel P50, dos anos 1960, é o menor carro já fabricado: 1,37 m de comprimento por 99 cm de largura.

4. O carro mais rápido do mundo, hoje (dentre os que uma pessoa qualquer pode comprar se tiver dinheiro, claro), é o Koenigsegg Jesko Absolut, um superesportivo que alcança 550 km/h. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.