Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Qual é a árvore que cresce mais rápido?

Pergunta de Wisley Quaresma, Salinópolis, PA

Por Oráculo
Atualizado em 31 jan 2018, 19h14 - Publicado em 21 set 2017, 13h30

Qual é a árvore que cresce mais rápido?
Wisley Quaresma, Salinópolis, PA

É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas. Outro recorde mundial do kiri: ele produz de três a quatro vezes mais oxigênio durante a fotossíntese do que qualquer outra árvore.

Apesar do nome, o kiri é originário da China, e sua nomenclatura científica acrescenta ainda mais diversidade geográfica à história: “Paulownia” homenageia a princesa russa Anna Pavlovna, filha do czar Paulo I. Ela chegou a ser pedida em casamento por Napoleão Bonaparte, mas juntou os trapinhos mesmo com o rei Guilherme II, virando rainha dos Países Baixos entre 1840 e 1849. Paulownia, aliás, é o jeito holandês de escrever o nome dela. “Tomentosa”, por sua vez, vem do latim e significa “coberto em cabelos” – ou peludo, mesmo.

Voltando ao Japão, o kiri é parte importante da cultura local: de acordo com a mitologia, é a única árvore em que a fênix, ressurgida das cinzas, pousará – e somente durante o mandato de um bom governante. No mundo real, sua madeira é a principal matéria-prima do koto, espécie de harpa ou cítara ensinada principalmente para meninas, que crescem tão rápido quanto às árvores e rapidinho trocam a rusticidade do koto pelo colorido do J-Pop (o som da banda Perfume, já chegou aí no Pará, meu caro Wisley?).

Fonte: Guinness

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.