Qual figurante apareceu em mais filmes?
Temos 99% de certeza que você já viu este rosto no cinema.
Não dá para saber. Apesar de ser um trabalho regulamentado (com salários tabelados e possibilidade de sindicalização) figurantes quase nunca aparecem nos créditos de filmes e séries.
O registro de participação costuma ficar por conta dos próprios figurantes – também chamados de “background actors” (“atores de fundo”) ou “extras” – no IMDb, o banco de dados referência do show-biz. Mas existem regras. O papel precisa ser facilmente identificado: “vendedor de cachorro quente”, “mulher passeando com o cachorro”, “motorista de ônibus”.
Ou seja: quem aparece em multidões não pode se auto-creditar. Isso, aliado ao fato de que nem todo extra vai se dar ao trabalho de abrir o IMDb, torna impossível a tarefa de contabilizar participações.
Apesar disso, há um consenso em Hollywood de que o ator Jesse Heiman, de 45 anos, é o figurante mais reconhecido da indústria. Heiman começou a atuar no começo dos anos 2000 e, desde então, participou de mais de 100 filmes e séries, como American Pie 2, Homem-Aranha, How I Met Your Mother e A Rede Social.
Você provavelmente já o viu. Ele é um cara de cabelos encaracolados e com a pele bem branca. Usa óculos e tem bochechas rosadinhas. Jogue o nome dele no Google e vai saber de quem estamos falando. Ou melhor: assista a esse vídeo, que viralizou em 2011 e traz um compilado de várias de suas participações.
“Eu pareço com o vizinho que mora ao lado, ou com aquele garoto do fim da rua”, disse Heiman em uma entrevista à Vice, após ser questionado sobre os vários convites para atuar como figurante. “E também com o nerd da classe, o cara que é virgem desde o colégio, o estagiário da empresa…”
(Digamos que fugir de estereótipos não é o forte de Hollywood, rs.)
O viral de 2011, intitulado World’s Greatest Extra (“O melhor figurante do mundo”), fez Heiman ganhar projeção. Em 2013, ele estrelou um comercial do Super Bowl, a final do futebol americano (e o evento de maior audiência dos EUA). Nessa época, inclusive, Heiman estrelou um documentário, que acompanhou por um ano as suas tentativas de emplacar no mundo artístico.
Não deu muito certo: em 2021, quando a Vice o entrevistou, Heiman trabalhava como motorista de aplicativo para complementar a carreira de ator.
Pergunta de @joao_hen_, via Instagram
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Um aglomerado de galáxias do começo do universo pode virar nossos modelos cosmológicos do avesso
Em caso raro, gêmeos gorilas-das-montanhas nascem em parque africano
Como funciona o jogo do bicho?
A internet da Amazon







