Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Eu realmente corro o risco de pegar doenças em banheiros públicos?

Por Oráculo Atualizado em 13 mar 2020, 14h21 - Publicado em 29 set 2016, 19h04

Dê uma de CSI e procure sinais de sangue. Se não houver nenhuma gota, está tudo bem. A verdade é que raramente alguém contrai doenças como clamídia, gonorreia e afins em vasos sanitários. Isso só acontece se houver contato direto entre uma ferida aberta em você (ou seus genitais) com vírus e bactérias deixadas para trás por pessoas doentes – desde que tais microorganismos eles ainda estejam mergulhados nos fluidos corporais destas pessoas, um pré-requisito para que se mantenham vivos. Um banheiro público limpo concentra 6200 bactérias por cme você passa incólume por elas na maioria esmagadora das vezes.

Tirando o sangue de cena, o maior perigo está nas mãos. Quem se “esquece” de lavá-las corre o risco de pegar hepatite A por contaminação oral-fecal. Sim, pelo simples desleixo de levar as mãos sujas à boca depois de encostar na descarga ou na tampa da privada.

Se, na hora de secar as mãos, só houver toalhas de pano no recinto, é melhor só abanar as mãos, ou deixá-las molhadas, mesmo. Fungos e ácaros, causadores de micoses e sarna, adoram se reproduzir em pedaços de tecido felpudos.

Fonte: Leonardo Weissmann, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Americana de Microbiologia.

Eu realmente corro o risco de pegar doenças em banheiros públicos?