Sabonete antibacteriano fica cheio de bactérias?
Se um sabonete antibacteriano cai no chão, ele fica cheio de bactérias? De qualquer forma, eu é que não me abaixo para pegá-lo! Oberdan G. Judice, São Paulo, SP Buchecha. Hmmm, não abaixa, é? Mas tudo bem se abaixar. Óberdan (o acento é proposital, desolé), é bastante provável que o sabonete se contamine com bactérias […]
Se um sabonete antibacteriano cai no chão, ele fica cheio de bactérias? De qualquer forma, eu é que não me abaixo para pegá-lo!
Oberdan G. Judice, São Paulo, SP
Buchecha.
Hmmm, não abaixa, é? Mas tudo bem se abaixar. Óberdan (o acento é proposital, desolé), é bastante provável que o sabonete se contamine com bactérias que se encontram no chão de seu banheiro, pois eles não são imunes a todos os tipos de bactérias.
Ao contrário do que se imagina, sabonetes antibacterianos não são super-heróis no mundo da sujeira. Eles combatem somente certos tipos de bactérias, normalmente aquelas encontradas na pele, chamadas de Staphylococcus epidermidis. “Ele age contra bactérias da flora da pele, mas ele não serve pra ser um desinfetante do ambiente”, explica a professora do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da Universidade Estadual de Maringá Vera Lucia Dias Siqueira.
E não adianta lavar e esfregar. Ele continuará contaminado. A saída é garantir a limpeza do chão do banheiro. Ou então deixar quieto. É Carnaval.
(crédito da imagem: Ani-Bee)