Acenda uma lâmpada com água termal
Não é difícil de achar! Em todo canto do mundo existe um lugar paradisíaco com uma piscina de águas termais para relaxar e um monte de turistas dispostos a gastar tempo e dinheiro para conhecê-las. Mas muito além dos banhos relaxantes, tratamentos de beleza e massagens fisioterápicas, mal sabem essas pessoas que estão brincando em uma promissora fonte de energia limpa e renovável!
Pelo menos é assim em uma pequena cordilheira na Polônia. Com necessidade de conseguir energia elétrica de maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, os moradores das Montanhas Tatra resolveram aproveitar a água fervente que brota a 2600 m abaixo do solo para gerar eletricidade, ao invés de nadar.
E a ideia não é exclusividade dos poloneses. Segundo dados do painel climático da ONU, em 2004 existiam 24 países no mundo inteiro com capacidade geotérmica para suprir 0,3% da necessidade energética mundial. É pouco, mas até 2030 o número pode crescer para 2% e, em tempos de mudanças climáticas, qualquer ajuda para diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa e reduzir a dependência do carvão e do gás natural no aquecimento doméstico é bem vinda!
Uma coisa, pelo menos, já é certa: se a moda da energia geotérmica pegar, é bem provável que surjam novos especialistas em cosmetologia dizendo os benefícios, não para quem mergulha nas águas termais, mas para quem consome energia geotérmica!